Como fazer brigadeiro em casa

Fazer brigadeiro em casa é uma das coisas mais simples e gostosas da vida. De uns tempos pra cá, tudo virou gourmet. Transformaram o brigadeiro em uma iguaria chique, que perdeu o verdadeiro charme que tinha nas festas de criança dos anos 80.

O brigadeiro sempre foi meu doce favorito. Foi o primeiro que aprendi a fazer com a minha mãe. Aliás, ela era uma doceira de mão cheia! Sabia fazer de tudo! O que não sabia, aprendia. Nem que tivesse que repetir a receita umas 40 vezes.

Nas festinhas em casa não podia faltar. Lembro muito bem da cena dela no fogão, cozinhando os ingredientes e eu ali pertinho, ansiosa para ajudar a enrolar e roubar alguns antes da festa.

Se eu fosse você, criaria a mesma memória com seu filho. Chame-o para ajudar. Comer brigadeiro é uma das coisas mais legais da infância… E da vida adulta também!

O que você precisa para fazer brigadeiro em casa:

Como fazer brigadeiro em casa

Lembre-se que esta não é uma das receitas gourmet que são divulgadas por aí. Dá para usar ingredientes baratos, simples e te garanto que vai ficar uma delícia. Aliás, é bem provável que já tenha estes ingredientes em casa.

Os ingredientes são:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de manteiga (pode usar a com sal mesmo que não tem problema);
  • 3 colheres de sopa do achocolatado que você tiver em casa ou chocolate em pó, se preferir. Fica a seu critério.

Minha mãe sempre fazia com o bom e velho achocolatado e ninguém nunca reclamou. Nem eu! Eu reproduzo sempre a receita com achocolatado e só recebo elogios! É sério.

Agora, é preciso ter um pouco de paciência. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo que deve estar baixo.

Vá mexendo, mexendo até começar a ver o fundo da panela com facilidade. Para saber se o brigadeiro está no ponto, pegue um prato qualquer de vidro ou porcelana e coloque um pouco do doce. Se ele não escorrer rapidamente, pode desligar que ele estará no ponto.

Vou deixar um vídeo também que mostra uma ideia para saber se ele está bom.

Gostei dessa receita porque ela é bem roots e bem parecida com o jeito que eu costumo fazer.

E pra comer?!

Você pode comer o brigadeiro como quiser! Se for enrolar, basta esperar esfriar bem, fazer as bolinhas e passar no chocolate granulado. Se não faz questão, pode comer direto da panela mesmo que é muito bom! Agora, por experiência própria, o brigadeiro sempre fica mais gostoso no dia seguinte!

Deixe um comentário