Como economizar nas compras do supermercado

Economizar é sempre bom. Economizar nas compras do supermercado pode ser ainda melhor. Além de agradar o nosso bolso, evitamos o desperdício, que anda bem em alta dentro das famílias brasileiras.

Quantas vezes você já gastou mais do que deveria ou então comprou muito mais itens do que realmente precisava? E quando compramos alimentos perecíveis demais, não damos conta de consumi-los e eles acabam indo para o lixo? Na verdade, é o seu dinheiro que está indo para o lixo.

O que fazer para economizar nas compras do supermercado

Como economizar nas compras do supermercado

Pensando em te ajudar, nós separamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa de não perder dinheiro, e sim, economizar.

Faça uma lista de compras

Esta é a primeira e também a dica mais básica. Mas fazer uma lista de compras para levar ao supermercado é fundamental. Com ela, você não precisa ficar rodando pela loja sem rumo e caindo em tentação de comprar coisas que não precisa. Para facilitar, mantenha um papel e caneta na cozinha ou despensa e vá anotando tudo que precisa comprar. Você também pode usar aplicativos específicos ou de bloco de notas no celular.

Procure não visitar seções no supermercado onde não tem nada a comprar

De posse da sua lista de compras, evite passar pelas áreas do supermercado de onde não precisa de itens. Assim , estará evitando as compras por impulso. Procure também não cair em tentação com os produtos que ficam nas gôndolas próximas aos caixas.

Compras no supermercado

Verifique os produtos que ficam nas prateleiras superiores e inferiores

Os supermercados costumam colocar os produtos mais caros nas prateleiras que ficam sempre na altura média dos olhos do consumidor. Se observar as prateleiras superiores e inferiores, notará que lá encontram-se produtos com preços muitas vezes mais baixo.

Faça um planejamento de refeições para a semana

Criar um cardápio semanal não é coisa de gente “paranoica” ou extremamente organizada. Ela serve exatamente para evitar o desperdício e facilitar a sua vida.

Este é um dos hábitos que faz inclusive com que você ganhe tempo, sem precisar ficar decidindo diariamente o que vai preparar para as refeições.

Mas, vale também dizer que o cardápio não precisa ser seguido à risca. Imprevistos acontecem e não há problema algum em fugir da regra.

O que fazer para economizar nas compras do supermercado

Se possível, faça suas maiores compras na segunda quinzena do mês

Por conta do maior fluxo de dinheiro que existe no início do mês, as lojas evitam fazer promoções e tendem a aumentar um pouco os preços. Já na segunda quinzena, como existe um fluxo menor de pessoas, os preços tendem a baixar e mais promoções aparecerem.

Evite ir ao supermercado com fome

Pode até parecer estranho, mas ir para o supermercado com fome pode sim aumentar a sua lista de compras. O impulso para comprar principalmente guloseimas aumenta muito mais. A pessoa fica sem paciência e calma para fazer as compras de modo racional.

Faça pesquisa de preços

Eu sei que nem todo mundo tem tempo para realizar pesquisas de preços, mas o ideal é que se aproveite as ofertas de cada supermercado. Para quem faz compras pela internet, fica um pouco mais fácil, uma vez que dá para realizar pesquisas online.

Fazer listas para compras e comprar produtos da estação

Experimente outras marcas

É muito comum ficarmos fiéis a uma determinada marca. Realmente com alguns produtos não há como trocar. Porém, sempre que possível, tente experimentar marcas diferentes. Por muitas vezes já tive surpresas positivas ao utilizar um item de uma marca mais barata. Você vai ter decepções? Vai. Mas tenho certeza que também vai encontrar boas soluções e por um preço muito mais baixo.

Tenha um orçamento para suas compras

É muito importante definir um orçamento para suas compras. Se você faz compras semanais, separa um valor para cada semana. Caso opte pelas compras mensais, lembre-se que no decorrer do mês sempre é preciso adquirir alguns itens como pães, verduras, legumes. Utilize uma planilha ou um simples caderninho e defina um valor que você poderá gastar por mês ou por semana.

A vantagem de ter um orçamento é que você irá se policiar muito mais na hora de ir até as compras, sabendo exatamente o que pode gastar.

Procure não levar as crianças para as compras

Se tiver oportunidade de ir ao supermercado sem as crianças, melhor deixá-las em casa mesmo. Crianças adoram comprar guloseimas e tudo mais que encontram pela frente. Todo mundo sabe o quanto é difícil dizer não. Mas, se não tiver com quem deixá-las, uma maneira de não exagerar, é definir um orçamento e aproveitar a grande oportunidade de já ensiná-las sobre dinheiro.

Compras no supermercado

Faça compras no atacado

Produtos não perecíveis podem ser comprados no atacado e consequentemente podemos obter um desconto maior. É muito comum vizinhos, parentes ou amigos reunirem-se para fazer compras no atacado e depois dividir os itens. A economia pode ser bem grande.

Verifique a validade dos produtos ao realizar as compras

Não se esqueça de verificar a validade dos produtos que compra. Este descuido pode resultar em desperdício mais tarde, uma vez que os alimentos ou outros produtos serão descartados.

Conclusão

É totalmente possível economizar nas compras do supermercado. O que precisamos fazer é se organizar e pensar sempre na saúde do nosso bolso. Com estas dicas, você verá que é possível conseguir gastar menos. E este será o incentivo que você precisa.

Não se esqueça também de ficar de olho no monitor do caixa ao passar as suas compras. Muitas vezes o preço pode divergir e você perder dinheiro.

Deixe um comentário