Como fazer uma alimentação saudável para toda a família

Fazer uma alimentação saudável para toda a família não é uma das tarefas mais fáceis. Principalmente porque são gostos diferentes, manias diferentes. Uma das situações mais comuns é ver mães de família (e pais também, por que não?) preparando uma refeição diferente para cada membro da casa.

Trazer uma alimentação saudável para todos é muito possível. Esta troca, para que seja menos sentida, principalmente por crianças que não estão com hábitos muito saudáveis, pode ser feita aos poucos, de maneira gradativa.

Para te ajudar nesta tarefa simples, mas ao mesmo tempo complicada, separamos algumas dicas. Elas funcionaram bastante com a gente. Tomara que funcionem também para vocês!

Dicas para fazer uma alimentação saudável para toda a família

Se você concluiu que precisa melhorar a alimentação da sua família, parabéns! É importante que esta consciência chegue o quanto antes. As pessoas estão piorando cada vez mais a sua alimentação, abusando de produtos ultraprocessados e industrializados.

A resposta é sempre a falta de tempo. Mas isto também é muito fácil de contornar. Será necessário apenas uma coisa: planejamento!

Separar algumas horinhas durante a sua semana para planejar as refeições pode fazer uma diferença enorme na sua vida. E não só na questão da saúde, mas até no bolso.

Por muitas vezes deixamos de fazer uma refeição saudável por pura preguiça. E se você já tivesse refeições prontas para serem consumidas, precisando apenas de um toque no botão do micro-ondas? Tudo não ficaria mais fácil? Tenho certeza que sim.

Então, fique de olho nestas dicas para fazer uma alimentação saudável para toda a família

Planeje refeições

Planejar refeições é fundamental para ter uma alimentação saudável

Você pode até achar um pouco de exagero ou então coisa de gente metódica. Mas planejar refeições pode fazer toda a diferença para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.

Vamos deixar claro também desde o início que você não precisa seguir seu planejamento totalmente à risca. Ele pode muito bem funcionar como uma base para que você construa suas refeições durante a semana.

O planejamento de refeições facilitará sua vida em principalmente duas coisas:

  • Ficará muito mais fácil fazer as compras no supermercado, uma vez que você já tem ideia do que preparar;
  • O seu bolso também vai agradecer, pois quando já sabemos o que preparar, evitamos compras desnecessárias de itens que algumas vezes sequer são utilizados.

Não tenha medo da comida de verdade

Comida de verdade

Que tal inserir alimentos mais naturais desde o café da manhã? Crie o hábito de preparar ovos, legumes, mesmo para a primeira refeição do dia. Estes alimentos, além de serem deliciosos, ajudam a manter a saciedade por muito mais tempo.

Chame as crianças para colaborar

Como fazer uma alimentação saudável para toda a família

As crianças adoram se sentir úteis e ajudar. Passe a convidá-las a passar mais tempo na cozinha, mostrando como os alimentos são preparados e aceitando também a ajuda dos pequenos no preparo.

Também é importante conversar sobre alimentação, a origem dos alimentos. A alimentação consciente pode começar desde cedo.

Faça variações no cardápio, mesmo utilizando o mesmo ingrediente principal. A Rita Lobo tem uma série no YouTube chamada “O que tem na geladeira” e ela é excelente pois te mostra como fazer os mais diversos preparos utilizando o mesmo ingrediente.


Procurem sempre fazer o máximo de refeições juntos

Em tempos corridos fica cada vez mais difícil as famílias se reunirem para um refeição. Mas este é um ritual importante e você deve tentar praticá-lo o máximo de vezes possível. Ao fazer uma refeição juntos, é possível trocar ideias, experiências e também comer mais lentamente, o que facilita a digestão e nos deixa mais saudáveis.

Estipule um dia para as guloseimas. Deixe-as para as ocasiões especiais.

Não há problema algum em oferecer guloseimas para sua família. Porém elas não são indicadas para o dia a dia. Guarde as guloseimas para os dias especiais ou então especifique um dia em que todos possam se deliciar. O alto consumo de açúcar pode desencadear diversas doenças, como a diabetes.

Fazer uma alimentação saudável para toda a família não é uma tarefa muito difícil. O início pode ser até um pouco complicado porque todos nós podemos ter hábitos ruins e mudar hábitos leva tempo. Mas o resultado final, à longo prazo, pode ser recompensador. A sua saúde e a saúde da sua família com certeza agradecem.

Leia também: Como fazer uma festa infantil gastando pouco.

Deixe um comentário