Como melhorar a produtividade trabalhando em casa

O que eu posso fazer para melhorar a produtividade trabalhando em casa? Esta é uma pergunta que eu venho me fazendo continuamente nos últimos meses.

Desde que me mudei, tenho sentido dificuldade em manter o foco e garantir que meu trabalho fique em dia.

Recentemente, comecei a adotar algumas estratégias que parecem estar fazendo efeito e me deixando menos estressada. E o melhor de tudo, está me ajudando a manter a “to do list” em dia.

Trabalhar em casa é realmente o sonho!

Sim. Pelo menos no meu caso o simples fato de não precisar sair e pegar ônibus todos os dias para chegar ao escritório é uma vitória. Mas é importante frisar que para obter sucesso em home office, é necessário ter uma disciplina absurda. Não é para todos.

O que fazer para melhorar a produtividade trabalhando em casa

Como melhorar a produtividade trabalhando em casa

Algumas destas dicas podem ajudar a você que trabalha em home office, assim como tem me ajudado. Adapte-as para as suas necessidades.

Planeje o seu dia na noite anterior

Sempre ao “encerrar o expediente”, eu faço uma lista de todos os compromissos ou projetos que tenho que concluir no dia seguinte. É uma lista bem realista para que eu possa realmente concluí-la. Você pode usar o Microsoft To Do para criar uma lista de tarefas, outro aplicativo ou então papel e caneta.

De nada adianta criar uma lista gigantesca de coisas a fazer, se não é possível concluir nem a metade. Isso não ajuda. Só atrapalha. Cada risquinho na lista de coisas a fazer é uma injeção na alma para a motivação de concluir o trabalho do dia.

Livre-se o máximo das distrações

Meu celular passa o dia no silencioso. Desta forma não me distraio com notificações que na sua maioria são inúteis. Meu celular só toca se for alguma emergência de algum familiar.

Meus clientes já sabem que a melhor forma de me contactar é através de email. Tenho períodos entre as tarefas que checo a caixa de mensagens para saber se existe algum incêndio que precisa ser apagado. Os emails “comuns” são respondidos sempre no final do dia.

Procure trabalhar em um ambiente que não tenha nenhum distração e que lhe ajude a focar somente no trabalho. Evite também as tentações que podem estar por toda a parte quando se trabalha em casa.

Por exemplo: Para não ter a desculpa de ir toda hora até a cozinha pegar um copo de água, já deixo uma garrafa na mesa para me servir sempre que a sede bater.

Resolva primeiro sempre aquela tarefa mais complicada

Pelo menos pra mim, resolver o grande “pepino” do dia logo de cara ajuda muito. Também vale para aquela tarefa mais trabalhosa, mais difícil e que vai levar mais tempo para ser concluída. Desta forma, conseguirá resolver um número maior de tarefas mais simples durante o dia.

Tenha uma rotina

Rotinas sempre ajudam a manter a produtividade. Procure sempre acordar no mesmo horário e realizar pequenas tarefas como tomar seu café da manhã, ler um livro, ir até a academia ou qualquer outra atividade.

Por aqui eu acordo, preparo o café e pelo menos uma hora procuro ler e me informar do que acontece no mundo. Depois disso, é hora de começar a lista de tarefas do dia.

Uma rotina noturna também é boa não só para quem trabalha em casa. Mas para quem precisa sair logo cedo de casa, é bom já deixar tudo o mais organizado possível. Separe a roupa que será utilizada, o que deverá ir dentro da bolsa ou mochila, a marmita (caso leve almoço de casa). Quando trabalhava fora, já deixava até a cafeteira pronta, bastando só apertar o botão para ligar enquanto me arrumava.

Separe um tempo para o seu lazer e para seus familiares

Uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade trabalhando em casa é separando um tempo para o lazer a para a família.

É muito comum ficarmos imersos no trabalho só porque estamos em home office. Tenha horas definidas para iniciar e terminar o seu trabalho. Fora do expediente, dedique-se a atividades que te dão prazer. Para quem mora sozinho, separar este tempo é ainda mais importante!

Cuidar da saúde mental também aumenta muito a produtividade.

Confesso que depois de fazer algumas mudanças na minha rotina, finalmente a produtividade está voltando ao seu nível normal.

E você, o que faz para melhorar a produtividade trabalhando em casa?

1 comentário em “Como melhorar a produtividade trabalhando em casa”

Deixe um comentário